Voltar

Liberdade educacional: o uso dos softwares livres na educação

Autor(es) Frederico Guimarães
Setor I Encontro Cearense de Educação e Inclusão Digital com Software Livre
Horário / Local 13:30 - 14:30 / Auditório do Centro de Ciências
Descrição

Nessa palestra são apresentados uma série de softwares livres de cunho educacional com sugestões de uso para cada um deles. Também é discutido o papel do software livre na educação e como esses temas estão interrelacionados.

Currículo
Frederico Guimarães

Formado em Ciências Biológicas em 1994, trabalhou como professor de Biologia/Ciências dessa época até 2006. Conheceu o software livre em 1998 e o adotou definitivamente em 2000.

Em 2004 começou a participar, na prefeitura de Belo Horizonte, de um projeto de implementação de software livre na rede pública municipal de educação. Trabalhou nesse projeto até 2006, atuando na formação de professores e prospecção denovas tecnologias em software livre utilizáveis na educação.

A partir de fevereiro de 2007 assumiu a Gerência de Software Livre para Ambientes Operacionais, na Prodabel, empresa pública de informática do município de Belo Horizonte.

Está envolvido em alguns projetos de tradução, como o software educacional GCompris (interface e página oficial), cliente de e-mail Claws Mail (antigo Sylpheed Claws), o gerenciador de informações pessoais J-Pilot, o programa de editoração eletrônica Scribus e o wiki DokuWiki.

É um dos coordenadores do projeto Software Livre Educacional, que visa cuidar da tradução e documentação de softwares livres voltados para a educação."